Estrelas que cintilam - Filippo Inzaghi


Se olharmos para o panorama internacional e pensarmos num jogador que, apesar da sua excelência, não alcança a unanimidade da critica e dos adeptos, esse atleta é Filippo Inzaghi.
Apesar de ter uma carreira recheada de títulos colectivos, campeonatos de Itália por Juventus e Milan, 2 ligas dos campeões, 2 supertaças europeias, um titulo mundial pela selecção italiana, só para citar alguns, ‘Pippo’ não tem prémios individuais de nomeada.

Desde cedo que este ponta de lança demonstrou ter uma boa relação com as redes
contrárias. Deu nas vistas ainda adolescente no Leffe, emprestado pelo Piacenza, tendo apontado 13 golos em 21 jogos na série ‘C’ do seu país na época de 91/92. Seguiu-se depois uma aventura no Bari, já na série ‘B’ onde consegui cimentar ainda mais a sua imagem de esperança do futebol italiano, 13 golos em 36 jogos. Passou por vários clubes até finalmente alcançar o prémio de melhor marcador do ‘calccio’ ao serviço do Atalanta em 1996 com a marca de 24 golos em 33 jogos!
Esta marca não passou despercebida aos grandes clubes e foi a Juventus a conseguir contratar este rato de área. E foi precisamente aqui que o seu futebol começou a gerar discórdia. Apesar de ter apontado 58 golos em 122 jogos, Inzaghi foi relegado para o banco em favor de David Trézéguet.

Apesar deste contratempo não baixou os braços e seguiu para o rival Milan. A sua performance não baixou mas uma lesão no joelho não o largou e foi perdendo a importância na equipa que sempre teve ao seu dispor avançados de nomeada.

Filippo Inzaghi é muitas vezes criticado pelo seu estilo de jogo. É um jogador que não tem participação colectiva e que passa muitas vezes ao lado do jogo. Mas quando o vemos dentro da área a enganar com mestria os defesas adversários percebemos como é grande a sua qualidade. Não é um avançado que espere que a bola lhe chegue facilmente, procura sim ganhar posição aos seus adversários quebrando a lei do fora de jogo como ninguém. É rápido, silencioso e quase sempre mortal. Apesar de não ter grande velocidade de ponta, que piora com o avançar da idade, é extremamente veloz em espaços curtos e ágil o suficiente para chegar com o pé á bola primeiro que os seus adversários. A alcunha de ‘Predador’ cai-lhe como uma luva, não há muitos jogadores que ataquem as redes contrárias com uma eficácia tão alta. É um mestres das movimentações na pequena área.
Super ‘Pippo’ não precisa de apresentações, mas a pequena homenagem é totalmente merecida.

Nome: Filippo Inzaghi
Nacionalidade: Italiana
Altura: 1,81m
Posição: Ponta de lança
Internacionalizações: 54 (25 golos)

0 Comments:

Post a Comment



Newer Post Older Post Home

Blogger Template by Blogcrowds.