Olhando o futuro – Sérgio Agüero



A vida social na Argentina já viveu melhores dias mas a nível futebolístico atravessa provavelmente a melhor fase pós Maradona, os talentos surgem em catadupa e alguns desse jovens já baralham as contas do selecionador nacional Pekerman. Messi e o guarda-redes do Indepiendente Oscar Ustari, convocados para o Mundial de 2006, são o exemplo máximo de como trabalha bem a Argentina a nível da juventude.
Apesar de todo o apelo popular e até de Maradona, José Pekerman decidiu não levar aquele que é considerado por muitos o melhor jogador a actuar na Argentina, Sérgio Lionel Agüero de seu nome e El Maravilla Kun de alcunha, ao campeonato do mundo de 2006.
Com 18 anos feitos no passado dia 2 de Junho conta já com alguns feitos no currículo: foi campeão do mundo de sub-20 em 2005, recebeu o prémio revelação argentina no mesmo ano e detém o record de jogador mais novo a estrear-se na liga profissional de futebol do seu país, com apenas 15 anos fez o seu primeiro jogo como sénior pelo Indepiendente. Agüero tem vindo a construir-se como jogador tecnicamente muito evoluído ,como qualquer bom avançado do país das pampas, é conhecido pelas dores de cabeça que dá aos defesas contrários. A nível psicológico é muito forte, mostrando grande determinação e coragem na forma como aborda o seu marcador, apesar de ser um jogador baixo, 1,72 m de altura, enfrenta-os com muita confiança driblando-os com uma velocidade alucinante, livrando-se assim dos defesas e fazendo parecer a arte do futebol muito fácil. Nos últimos 30 metros é extremamente perigoso, alia a esta velocidade uma panóplia enorme de dribles e diabruras que fazem lembrar o desenho animado japonês Kun Kun, daí a sua alcunha, e um pé direito muito eficaz, que dispara remates fortes e colocados. É, portanto, um jogador explosivo e empolgante que nos faz lembrar o verdadeiro sentido da palavra "olé".
Pretendido e seguido por muitos dos grandes emblemas do futebol europeu, acabou por se vincular ao Atlético Madrid pela quantia de 20 milhões de euros. Antes de assinar pelo clube espanhol Kun Agüero apontou 9 golos em 19 jogos do torneio clausura da Argentina demonstrando então a facilidade que tem em ultrapassar os guarda-redes contrários.
A expectativa à volta de Sérgio Agüero é muita, esperemos que consiga ambientar-se ao futebol espanhol rapidamente para vermos mais assiduamente este talento emergente vindo directamente do país das pampas.

AS

Sábado, Junho 03, 2006

0 Comments:

Post a Comment



Newer Post Older Post Home

Blogger Template by Blogcrowds.